Talentos: a Missão de Atrair, Desenvolver e Retê-los no Escritório

Com um mercado cada vez mais competitivo, o desafio de atrair, desenvolver e reter talentos torna-se tarefa primordial para o sucesso de qualquer escritório.

A escassez de profissionais qualificados abre lacunas em diversas áreas, uma vez que as instituições de ensino não conseguem entregar pessoas com a qualidade e na quantidade que o mercado necessita.

Diante desse cenário, contar com pessoas que façam a diferença virou estratégia de competitividade entre os escritórios de advocacia. Atrair, desenvolver e reter talentos tornou-se prioridade para as organizações que buscam a liderança em seus mercados.

Quais os desafios?

Identificar talentos é o primeiro desafio dos gestores de pessoas. O ato de atrair profissionais diferenciados não pode ser colocado em segundo plano. Deve ser encarado como uma atividade estratégica do escritório. A contratação de pessoas qualificadas e com aderência à organização é o primeiro passo para o sucesso futuro da advocacia.

O segundo desafio está em desenvolver as pessoas. Esse processo exige criar meios para aprendizagem de novas competências. Com o crescimento acelerado dos escritórios jurídicos, muitas oportunidades surgem para os bons profissionais e impulsiona os escritórios a investirem no desenvolvimento de seus colaboradores, a fim destes acompanharem o ritmo de crescimento da organização.

O terceiro grande desafio é o de reter talentos. Nesse momento, é necessário desenvolver visão de futuro para as pessoas. Em outras palavras, o colaborador precisa vislumbrar oportunidades claras de desenvolvimento e ascensão profissional dentro do escritório.  

Revisão sempre!

Com tantos desafios as organizações precisam rever periodicamente seus processos, suas ações e resultados alcançados. A partir dessa revisão é possível avaliar os avanços e definir quais as prioridades de desenvolvimento dos colaboradores para se atingir os resultados definidos.

Para reter talentos é fundamental implantar ferramentas de gestão que atendam aos anseios destes profissionais, tais como crescimento profissional, ambiente desafiador, ser bem remunerado como resultado do seu trabalho e um plano de carreira que seja claro e atrelado ao seu desempenho.  

De forma geral os escritórios bem-sucedidos se esforçam para estabelecer uma relação duradoura com seus colaboradores. Procuram identificar quais os projetos profissionais e pessoais de seus funcionários e, assim, oferecer perspectivas que combinem com os objetivos dos mesmos.

Essa parece ser a receita de sucesso de alguns escritórios que investem em seus talentos. Se sua empresa não se encontra nesse estágio, é hora de mudar! Caso contrário fatalmente os talentos de seu escritório estarão mais próximos do seu concorrente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *