Será que vale a pena investir em treinamentos?

Há muito tempo, Treinamento e Desenvolvimento ocupa uma função importante na área de Recursos Humanos. Para a empresa que promove treinamentos, significa aumentar as chances de desenvolvimento dos colaboradores. Para quem participa dos treinamentos, significa uma forma de crescimento na carreira.

Atualmente, quando falamos de Recursos Humanos, tratamos como uma área importante da empresa, totalmente alinhada aos objetivos estratégicos da organização e capaz de gerar resultados e lucro.

Nesse sentido, Treinamento e Desenvolvimento aparece como um subsistema indispensável para o alcance dos resultados esperados pela organização. Contudo, como vender melhor esse produto na empresa?

Nossa experiência demonstra que muitas empresas ainda são descrentes e não investem no Treinamento por não serem capazes de visualizar os resultados e benefícios que a prática gera na organização.

Evidentemente, as consequências de qualquer treinamento dificilmente se mostram visíveis em pouco tempo. A não ser em casos que envolvam utilização de equipamentos. Mas quando nos referimos a treinamentos voltados ao Desenvolvimento de Comportamental ou Gerencial, é necessário observar os  sinais de melhora em atitudes/postura dos colaboradores que, seguramente, se materializará em resultados numéricos no médio e longo prazo.

Quais as etapas?

O fundamental nesse tipo de processo é definir um plano de Treinamento capaz de fazer com que os profissionais desenvolvam as competências necessárias a seu crescimento próprio e da empresa:

  1. Elaborar a matriz de competências requeridas pelas diversas posições da empresa e que precisam ser desenvolvidas, além de realizar uma avaliação preliminar dos profissionais com relação a essas competências.
  2. Definir os meios para desenvolvimento das competências, verificando quais treinamentos poderão ser realizados internamente e aqueles que deverão ser externos.
  3. Desenvolver as formas de medição de retenção da aprendizagem dos treinamentos, antes e depois de sua aplicação, a fim de aferir a efetividade e a qualidade do programa a que os colaboradores foram submetidos.

Gestores Capacitados

O Programa Liderança Eficaz é um dos diversos treinamentos que oferecemos. Com a experiência, podemos perceber que muitos clientes nos procuram com esse problema pontual: falta de gestores plenamente capacitados para realizar a gestão de suas equipes.

É muito comum que determinado funcionário apresente excelentes resultados em sua área e, como consequência, seja promovido a gestor. E nem sempre essa estratégia dá certo. Para que a função seja exercida em sua capacidade plena e não gere mais dor de cabeça a seus superiores, o Gestor precisa de diversas outras habilidades e técnicas, inerentes à sua nova função. E essas habilidades podem ser aprendidas, dominadas e melhoradas, principalmente através de treinamentos voltados para a área de Gestão.

O crescimento de qualquer empresa pressupõe, obrigatoriamente, o desenvolvimento de seus gestores e de sua equipe. Cada dia mais o trabalho intelectual prevalece sobre o trabalho físico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *