Gestão Baseada em Valores

Não é de hoje que as pesquisas indicam que fatores como salário e benefícios não são mais itens primordiais para atrair e reter talentos. Ora, se salário e benefícios não são mais prioridades, o que de fato esses profissionais almejam?

Cultura e Valores

Hoje em dia esses talentos estão buscando empresas que tenham uma cultura organizacional compatível com suas crenças e valores. Diante dessa realidade, as organizações estão disseminando seus valores, visando à atração de potenciais profissionais, mesmo em momentos que não haja contato pessoal com o candidato, como por exemplo, na fase inicial do recrutamento.

Vale ressaltar que existe uma grande diferença entre os valores declarados (aqueles publicados em mural, site, painel de comunicação interna e intranet) e aqueles que são verdadeiramente praticados pela empresa. Não adianta a organização ter no seu conjunto de valores “valorização do ser humano”, sendo que no primeiro momento de crise a primeira ação tomada é a demissão em massa.

Para a empresa colocar em prática a gestão baseada em valores, é necessário viabilizar sua aplicação por meio das atitudes diárias dos colaboradores, principalmente da área de recursos humanos e os gestores de linha. Quando esses valores são bem difundidos e praticados, existe um padrão comportamental, que sendo positivo, torna a organização mais produtiva e mais interessante para atração e retenção de talentos.

Alinhamento de Valores

Segundo o Consultor Richard Barrett, autor do livro Libertando a alma da empresa, quando os valores de um indivíduo são os mesmos da organização na qual ele trabalha, existe um alinhamento de valores. E para fazer um diagnóstico sobre a existência ou não desse alinhamento, é necessário além de mapear os valores da organização, identificar os valores do indivíduo.

Nessa hora o papel da área de seleção da empresa é fundamental para realização do alinhamento. Através de instrumentos avaliativos é possível o profissional de seleção identificar quais são os valores do candidato e se estes são condizentes aos da organização.

Por já trabalharmos há mais de 20 anos com Seleção baseada em Competência, sabemos da dificuldade de encontrar e reter os talentos nas empresas nos dias atuais, ainda mais considerando a entrada de uma grande população chamada Geração Y. Para vencer mais esse obstáculo é necessário que os colaboradores estejam alinhados e orientados pela missão, visão e principalmente os valores.

E sua empresa? Está pronta para atrair e reter os talentos através da gestão baseada em valores? Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *