Entrevista por Competência

No decorrer de nossa carreira passamos por diversas experiências que nos fazem refletir sobre nossos comportamentos. Estes são fundamentais para a adaptação em novos ambientes e estão cada vez mais visados por muitos recrutadores nos processos seletivos.

Nos últimos anos, características como a capacidade de trabalhar em equipe, espírito competitivo e flexibilidade, antes citadas como “clichês”, ganharam importância nos processos de recrutamento e seleção de diversas empresas e, em muitos casos, pesam mais do que o currículo técnico do profissional avaliado.

E por que isso acontece?

Tal importância explica-se pela qualificação dos brasileiros nas últimas décadas. Atualmente, encontramos no mercado de trabalho, profissionais com alta qualificação técnica.  Isso faz com que os processos de seleção fiquem mais acirrados e, deste modo, a avaliação comportamental ganhe grande destaque.

Hoje, uma das maneiras mais comuns de avaliar essas capacidades é através de uma “entrevista por competência”, onde o recrutador expõe alguns casos corriqueiros dentro de uma empresa e pede que o candidato diga como ele agiria em cada situação.

E o que é avaliado?

Nessas situações, não existem “certos” ou “errados”. O objetivo é identificar as competências comportamentais do profissional diante dos casos apresentados e assim analisar se ele demonstra competências que estejam alinhadas com a cultura da companhia, além de dominar as técnicas necessárias para atuar na vaga.

Por mais freqüente que esteja sendo utilizada, muitos gestores de RH realizam a “entrevista por competência” de maneira equivocada, analisando comportamentos que fogem da realidade da vaga em questão.

Por exemplo: um candidato muito expansivo não se adequará tão bem em uma posição para a área financeira, onde os funcionários tendem a ser mais reservados e conservadores.

Há mais de 17 anos, a Oliveira Campos Consultoria realiza processos seletivos considerando os comportamentos compatíveis com a proposta de cada organização e, desta forma, orienta os seus clientes sobre a pessoa mais adequada para função em aberto.

Sabemos que selecionar talentos nunca foi um desafio fácil e está ficando mais difícil nos últimos tempos. Existem ótimos profissionais no mercado e uma enorme concorrência das empresas pelos melhores candidatos.

Não deixe de contratar talentos por desconhecer as competências comportamentais que melhor se aplicam a cultura de seu negócio. Realize seus processos seletivos com empresas especializadas neste serviço e garanta o sucesso de sua equipe.

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