GESTÃO, PESSOAS E REDES SOCIAIS. VOCÊ ESTÁ CONECTADO COM ESSAS PALAVRAS?

Nos últimos anos estamos vivenciando uma verdadeira revolução digital desencadeada pela influência das mídias sociais sobre o comportamento das pessoas. No ambiente corporativo não é diferente e muitas empresas estão buscando soluções para se adaptar a este novo contexto.

 

Atualmente, o desafio para qualquer executivo é descobrir como aproveitar o poder oferecido por essas ferramentas, utilizá-las para a gestão colaborativa de seus colaboradores e, assim, potencializar os resultados de sua empresa. Essa não é uma tarefa fácil, mas os benefícios podem ser significativos, se for bem executada.

 

Para muitas empresas, a utilização das redes sociais já rendeu algumas mudanças significativas na gestão de seus colaboradores. Uma pesquisa feita pela PwC Brasil, em setembro do ano passado, aponta que 49% das empresas pesquisadas utilizam mídias sociais para a gestão de suas equipes: 90% dessa fatia buscam atrair talentos, 73% fortalecer a marca, 56% capacitar seus colaboradores, 40% buscar parcerias e 38% captar recursos.

 

Embora se reconheça a necessidade de integrar esse tipo de ferramenta nas empresas, muitas começaram a utilizar as mídias sociais sem se organizarem e podem sofrer com as consequências geradas pela falta de planejamento.

 

Segundo Cheryl Burgess, autor do livro “The Employee Social” e um dos entrevistados na matéria intitulada “The Priceless Power of Socially Empowered Employees”, escrita por Kare Anderson e divulgada no último dia 11 pelo site da Forbes é preciso centralizar recursos, ferramentas e políticas para garantir que os esforços sejam aproveitados por toda a organização.

 

Antes de iniciar esse processo de mudança, é necessário certificar-se de que existe um manual de procedimentos a ser utilizado pelos funcionários e que há métricas que comprovem seus resultados. Essas métricas podem ser analíticas – para medir a frequência de visitas, taxa de adesão, referências positivas – ou comportamentais – para mensurar grau de satisfação, clima organizacional, interação entre grupos, entre outros.

 

Para que aconteça um aumento significativo nos resultados da empresa através das redes sociais, é necessário também investir em outros projetos, como: treinamentos para as equipes e seus gestores e pesquisas de clima organizacional.

 

Há mais de 12 anos no mercado, a Oliveira Campos Consultoria, empresa especializada em gestão estratégica de pessoas, oferece serviços que auxiliam no acompanhamento desses processos e avaliam o impacto dessas ferramentas na gestão dos colaboradores. 

 

Nós sabemos dos obstáculos que podem surgir com a implantação das mídias sociais no ambiente corporativo, ainda mais se esta estiver alinhada à gestão de pessoas. Mas, acreditamos que se for bem gerenciado, esse processo será um grande aliado na estratégia da companhia.

 

E sua empresa? Está preparada para encarar mais este desafio no ambiente digital? Utilize as redes sociais como um dos instrumentos para a gestão de seus funcionários e celebre os resultados obtidos com o poder que elas podem trazer para organização.

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Fontes:

 

Matéria “The Priceless Power of Socially Empowered Employees”, escrita por Kare Anderson ao site da Forbes no dia 11 de agosto de 2013. Clique aqui para acessá-la.

 

Pesquisa “O uso das mídias sociais na gestão de pessoas” feita pela PwC Brasil em Setembro de 2012. Clique aqui para acessá-la.

Author: Sebastião de Oliveira
Diretor da Oliveira Campos Consultoria. É Graduado em Marketing pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas (Universidade Mackenzie). Formou-se em Coaching pela Newfield Network – Washington DC (EUA), uma instituição credenciada pelo ICF (International Coaching Federation). Há mais 15 anos desenvolve projetos de consultoria e treinamento relacionados a estratégias corporativas, principalmente nas áreas de marketing, vendas e recursos humanos.

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