COMO INTERNACIONALIZAR MINHA MARCA?

nstabilidade econômica e o grande mercado interno levaram nossas empresas a ficar muito tempo restritas ao território nacional. Essa situação está mudando e as multinacionais brasileiras já são consideradas desafiadoras globais.

Algumas grandes empresas brasileiras já têm projeção significativa. Treze fazem parte do relatório Global Challengers, elaborado pelo Boston Consulting Group (BCG) com o objetivo de apontar as 100 empresas de países emergentes que estão avançando sobre áreas de multinacionais consagradas.

O que as pequenas e médias empresas podem aprender com Brasil Foods, Camargo Corrêa, Coteminas, Embraer, Gerdau, JBS, Magnesita Refratários, Marcopolo, Natura, Odebrecht, Petrobras, Votorantim e WEG?

Vale a pena analisar as estratégias de internacionalização dessas empresas Afinal, o a lado bom de ser um entrante tardio é poder aprender com os erros dos outros e evitá-los.

Até pouco tempo, as pequenas e médias empresas brasileiras se restringiam à exportação como modo de entrada em países estrangeiros. Felizmente, essa realidade está mudando. Outras opções devem ser consideradas, como franchising, joint-ventures, fusões e aquisições ou mesmo a instalação de subsidiárias ou escritórios próprios.

A decisão a respeito da localização também é crítica. Costumamos ser mais conservadores e escolhemos começar por nossos vizinhos latino-americanos ou países onde a população fale português, como Angola ou Portugal. Vale a pena olhar o atlas e considerar todo o mundo. Pode ser que seu público-alvo esteja na Islândia ou na Austrália.

Depois de decidir para onde ir e como entrar nesse mercado, considere fazer adaptações no seu composto de marketing. Um pequeno ajuste no produto ou na forma de comunicação pode ser a chave para o sucesso

Deixe uma resposta

logo-no-16-white

A Oliveira Campos contribui decisivamente para definir e implementar as estratégias corporativas, criando sinergia entre as pessoas e gerando desenvolvimento sustentável para a organização. Desde seu início a Oliveira Campos orientou-se por uma visão sistêmica das organizações, oferecendo soluções consistentes para os problemas e fugindo das intervenções milagrosas que frequentemente são ofertadas no mercado corporativo. Saiba mais…

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTATO

Rua Carlos Sampaio, 304 – Conjunto 32
Bela Vista – CEP 01333-020 – SP
Tel.  55 (11) 3251-1233
E-mail: contato@occonsult.com.br


Copyright© 2017 Oliveira Campos Consultoria | Designed by Soul Web