COMO DESMOTIVAR SEUS MELHORES COLABORADORES.

Grande parte dos profissionais que começa em um novo emprego está com a motivação em alta. Não por acaso, eles têm uma nova perspectiva de trabalho e buscam desenvolvimento profissional nas novas posições.

Porém, ao longo do tempo, essas percepções tendem a piorar, pois o crescimento na carreira não é mais visível como no início e a empolgação acaba. Deste modo, surgem os problemas como a queda de produtividade e o aumento do absenteísmo na companhia.

Isso ocorre principalmente nas organizações que não estão atentas na gestão de seus profissionais e quando reconhecem que algo está errado, é tarde demais: seus melhores funcionários já se desligaram.

Assim, é preciso atentar-se aos aspectos de desmotivação que podem aparecer no ambiente de trabalho e buscar meios para reverter cada situação.

Em nossa experiência da Oliveira Campos em processos de gestão, atendendo empresas em diferentes mercados, identificamos alguns fatores que influenciam na baixa motivacional.

Delegação e responsabilidade – O principal objetivo de um gestor é gerar resultados para a companhia. Porém, em muitas vezes por estarem focados apenas em suas metas, muitos gestores não percebem as habilidades de cada integrante de sua equipe. Por fim, eles delegam tarefas sem avaliar qual é profissional mais apto para receber aquelas funções.

Meios e tarefas – Grande parte das pessoas limita-se a algumas ferramentas ao realizarem determinados trabalhos como, por exemplo, usar planilhas do Excel para fazer o controle financeiro da empresa. No entanto, existem situações em que o uso dessas ferramentas acaba restringindo a atuação do profissional e prejudicando no resultado final.

Assim, é dever do líder explorar os conhecimentos de seus colaboradores e propor que eles definam os melhores meios para realizar aquela ação e atingir o objetivo proposto.

Autonomia – A maioria das pessoas gostaria de ter algum grau de autonomia no trabalho. Porém, muitos gestores preferem dizer em detalhes como cada tarefa tem de ser cumprida e impedem o desenvolvimento profissional de cada um. Deste modo, fica a impressão de que seu subordinado é incompetente e incapaz de tomar decisões.

Reconhecimento – É da natureza humana dar mais peso às coisas negativas do que às positivas. Entretanto, é essencial ser reconhecido pelo resultado de seu trabalho e cabe ao líder identificar o melhor momento para dar o feedback. Este é um dos principais motivos pelos quais muitos profissionais se desmotivam no ambiente corporativo; eles não sentem que seu trabalho está sendo valorizado.

Na maioria dos casos é possível identificar e corrigir essas falhas antes mesmo dos conflitos começarem. Avaliação dos modelos de gestão, mudanças nas políticas corporativas e revisão do Plano de Cargos e Salários fazem parte deste processo.

Mas, em certos momentos, os problemas começam porque muitos gestores estão mergulhados nos seus problemas e não conseguem visualizar soluções para as dificuldades que estão enfrentando.

Nestes casos, é preciso pedir ajudar e o papel do departamento de Recursos Humanos é fundamental nesse momento. É possível trabalhar esse líder através de sessões de coaching, a fim de ampliar a percepção do profissional sobre seu modo de pensar ou intervir através de treinamentos de capacitação, detectando os elementos que limitam sua eficácia pessoal.

No Programa Liderança Eficaz, desenvolvido pela Oliveira Campos, visamos identificar o que está errado no modelo de gestão atual e, assim, construir um novo estilo de liderança.

Mais do que nunca, a motivação dos profissionais está sendo considerada o fator propulsor para a sobrevivência das empresas no mercado.  Por isso, é necessário ficar atento aos movimentos dentro da organização e identificar sinais de descontentamento.

Investir na sua equipe é essencial para reter seus melhores colaboradores e alcançar bons resultados. Caso contrário, certamente seus talentos estarão mais próximos de outras oportunidades de trabalho.

Author: Sebastião de Oliveira
Diretor da Oliveira Campos Consultoria. É Graduado em Marketing pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas (Universidade Mackenzie). Formou-se em Coaching pela Newfield Network – Washington DC (EUA), uma instituição credenciada pelo ICF (International Coaching Federation). Há mais 15 anos desenvolve projetos de consultoria e treinamento relacionados a estratégias corporativas, principalmente nas áreas de marketing, vendas e recursos humanos.

Deixe uma resposta

logo-no-16-white

A Oliveira Campos contribui decisivamente para definir e implementar as estratégias corporativas, criando sinergia entre as pessoas e gerando desenvolvimento sustentável para a organização. Desde seu início a Oliveira Campos orientou-se por uma visão sistêmica das organizações, oferecendo soluções consistentes para os problemas e fugindo das intervenções milagrosas que frequentemente são ofertadas no mercado corporativo. Saiba mais…

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTATO

Rua Carlos Sampaio, 304 – Conjunto 32
Bela Vista – CEP 01333-020 – SP
Tel.  55 (11) 3251-1233
E-mail: contato@occonsult.com.br


Copyright© 2017 Oliveira Campos Consultoria | Designed by Soul Web