3 Aspectos que Influenciam a Comunicação Profissional nos Dias de Hoje

O mundo corporativo exige cada vez mais rapidez e clareza dos escritórios que desejam se destacar no mercado jurídico. A comunicação aparece como um ponto fundamental deste processo e demanda algumas mudanças importantes nas organizações jurídicas para que se torne eficaz e produtiva.

O desafio é canalizar as informações buscando melhorar as relações com os clientes, reforçar a satisfação dos advogados, criar meios para o compartilhamento de conhecimentos relevantes por todo o escritório e, o mais importante, aumentar a competitividade da organização no segmento.

Mas, como transmitir a importância desse assunto para sua equipe?

Nesse momento é fundamental, em primeiro lugar, o reconhecimento de que a comunicação é crítica para o sucesso de todos, seja do escritório ou dos seus advogados e sócios. A transparência das informações repassadas e a assimilação dos mesmos são aspectos essenciais nesse contexto.

Em segundo lugar, é preciso assegurar que todos no escritório possuam as habilidades, as ferramentas e os recursos necessários para se comunicarem de maneira produtiva. Para exemplificar, podemos dizer que:

  1. Habilidades: Qualquer pessoa é capaz de se comunicar, seja por fala, escrita, sinais ou outros meios. A questão principal é identificar características que façam a comunicação acontecer corretamente, algumas como: naturalidade, desenvoltura, confiança, compreensão, entre outras.
  2. Ferramentas: Mais do que telefones, computadores, smartphones, tablets ou similares, o importante é apontar as ferramentas apropriadas para falar com um determinado público. Por exemplo, em diversas vezes uma ligação pode solucionar problemas antes mesmo da resposta de um email.
  3. Recursos: A tecnologia melhorou muito nossas relações nos últimos anos. Prova disso é o uso constante da internet, emails, conferences calls, entre outros. Utilizar os recursos adequados para uma determinada ação pode aumentar significativamente a velocidade dos processos internos.

O caminho para facilitar o diálogo não é fácil e demanda tempo. Por maior que seja o esforço do escritório, alguns advogados e colaboradores vão resistir a essas mudanças. Neste caso, o melhor caminho são treinamentos e acompanhamento constante no processo de aprendizagem.

O que nossa experiência nos mostrou?

Pela experiência da Oliveira Campos Consultoria em processos de mudança organizacional, identificamos que esses mal-entendidos criados pelos colaboradores geram conflitos no trabalho e dificultam o entendimento de muitas ações.

Para ajudar muitos sócios que enfrentam dificuldades parecidas em suas equipes, criamos o Programa Comunicação Eficaz. O treinamento visa solucionar esses problemas e melhorar o clima organizacional, a partir de uma comunicação mais cordial.

Lembre-se. Outros aspectos também ajudam a diminuir os conflitos e a construir uma imagem corporativa mais clara, como: envolver, motivar e fortalecer o relacionamento com sua equipe.

A comunicação deve ser vista como um processo contínuo pelo qual todos devem fazer parte. É fundamental demonstrar que as formas de diálogo possuem um efeito (seja ele positivo ou negativo), porém somos nós temos um impacto decisivo sobre o resultado dessas ações.

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